quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fluminense enfrenta como visitante o vice-líder do segundo turno e emotividade do árbitro Raphael Claus deixa o jogo mais imprevisível

O Bahia tem potencial para se tornar uma pontuda pedra na chuteira do Fluminense nesta quarta-feira, em Salvador.

Embora seja a única equipe com melhor campanha no segundo turno do Brasileirão do que o Bahia, o Fluminense vai jogar fora de casa. Embora o cirurgião-artilheiro Fred esteja em uma forma exuberante, o Bahia tem o mesmo número de gols marcados (14) que o adversário.

Se futebol é momento, o do Bahia é ótimo, assim como o do Fluminense. Um resultado positivo do Bahia (e contra o atual Fluminense um empate já é muito positivo), não pode nem ser considerado zebra.

Nos 9 jogos do segundo turno, 8 jogadores diferentes fizeram gols pelo Bahia: Cláudio Pitbull, Fahel, Gabriel (2), Hélder (3), Jones Carioca (2), Kléberson, Neto e Souza (3).

Curiosamente, no Fluminense também 8 jogadores marcaram nas últimas 9 partidas: Digão, Fred (5), Jean, Leandro Euzébio, Michael, Rafael Sóbis, Samuel e Wellington Nem (3).

No Fluminense, os garçons foram Bruno, Deco, Jean, Thiago Neves (3), Wagner (2) e Wellington Nem (2). Foram 3 gols em rebatidas e 1 jogada individual.

No Bahia, houve 1 gol de falta direta (Neto), 1 aproveitando passe errado e 2 após rebatidas da defesa. Os garçons foram Elias, Hélder, Jones Carioca, Jussandro, Kléberson, Lulinha, Neto (2) e Souza (2).

O que pode atrapalhar o Bahia é o fato de seu ataque ser o mais flagrado em impedimentos em toda a competição. Apenas no segundo turno, em 9 partidas foram 31 impedimentos. Ainda assim, foram 12 apenas contra o Santos, na Vila Belmiro, e a equipe saiu com a vitória por 3 a 1.

O Fluminense é a 6ª equipe que mais deixou adversários em impedimente neste Brasileirão: 75 vezes, sendo 28 apenas no segundo turno.

A partida tem um componente explosivo no apito: Raphael Claus. Ele é muito imprevisível e não parece preparado para uma partida dessa importância.

Em 8 jogos, mostrou 42 cartões amarelos e 3 cartões vermelhos.

Apitou nas rodadas 1, 4, 6, 7 e 8.

Na 1ª rodada, não puniu solada de João Vítor, do Palmeiras, em Henrique, da Portuguesa, aos 34 minutos do primeiro tempo. Disse que o palmeirense acertou a bola, mas na verdade tinha pego em cheio na canela de Henrique.

Na 7a rodada, trabalhou em Portuguesa 0 a 0 Santos e se perdeu completamente. Em certo momento do primeiro tempo, acabou cercado por jogadores da Portuguesa, que exigiam cartão amarelo para Neymar por 1 falta dura não punida por ele. Mostrou cartão amarelo para faltas não tão duras e depois precisou manter o critério, punindo mesmo lances em que não houve falta, como 1 cartão para Léo Silva em que não encostou em Neymar. A rigidez excessiva durou só até o intervalo: mostrou 7 cartões amarelos no primeiro tempo e apenas 1 amarelo no segundo tempo, mesmo ocorrendo outras tantas jogadas ríspidas e acúmulo de faltas dos jogadores, como 1 cotovelada de Moisés em Juan e um pisão de Boquita em Neymar. Depois, puniu Boquita por puxar o braço de Neymar.

Na 8ª rodada, apitou Botafogo 3 a 0 Bahia e houve tumulto logo aos 18 minutos: Souza ergueu demais a sola e ao girar ainda acertou forte o rosto de Antônio Carlos com o braço. Antônio Carlos partiu para cima do adversário. Os 2 só receberam o amarelo.

Depois dessa partida, ficou 14 rodadas sem apitar na Série A, mas foi adicional, atrás do gol, nas rodadas 18, 19 e 22.

Só voltou ao apito nas rodadas 23, 26 e 28.

Na rodada passada, a 28ª, acabou ele mesmo causando a expulsão do zagueiro Gustavo do Atlético-GO, aos 21 minutos de jogo. Gustavo derrubou Carlos Alberto, do Vasco, pelas costas, em um lance em que Carlos Alberto não fez a menor questão de se manter em pé. Se deixou cair. O zagueiro não gostou da marcação da falta, mas ao invés de mostrar o cartão amarelo ou pedir calma, como fazem os árbitros experientes em lances no começo do jogo em que não há violência, Raphael Claus partiu para cima do zagueiro, que ficou parado. Os 2 ficaram nariz com nariz, mas foi o árbitro que causou isso, o que faz toda a diferença. Sentindo-se desrespeitado, mostrou o amarelo para Gustavo, que então soltou 2 mega palavrões. Perdeu a razão e foi expulso. Mas foi o árbitro quem criou a situação.

Imprevisível o que poderá acontecer com ele em campo em Bahia x Fluminense. Aparenta ser inseguro.

Pelo menos de auxiliares-bandeirinhas a partida está muito bem servida.

Veja abaixo quem trabalha em cada jogo e o Índice Bandeira Branca dos auxiliares que  já marcaram impedimentos. Estão destacados os bandeirinhas que trabalham nesta rodada.

Use o mouse! Arraste a barra de rolagem para ver nomes que estão escondidos. Coloque a seta sobre as barras para visualizar mais informações.

Mais abaixo, outro gráfico mostra as características das equipes em relação aos impedimentos. Os da defesa, em laranja, se referem às vezes em que cada equipe deixou adversários em impedimento.

Bom jogo!

29ª rodada

Quarta-feira

19h30

Botafogo x Santos
Árbitro: Wagner Reway
Auxiliar 1: Guilherme Dias Camilo
Auxiliar 2: Paulo César Silva Faria

Cruzeiro x Portuguesa
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Auxiliar 1: Márcia Bezerra Lopes Caetano
Auxiliar 2: Márcio Gleidson Correia Dias (estreante)

Bahia x Fluminense
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliar 1: Kléber Lúcio Gil
Auxiliar 2: Thiago Gomes Brígido

Ponte Preta x Náutico
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra
Auxiliar 1: Ediney Guerreiro Mascarenhas
Auxiliar 2: Luiz Antônio Muniz de Oliveira

Figueirense x Atlético-GO
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliar 1: Ivan Carlos Bohn
Auxiliar 2: Celso Luiz da Silva

22h

Corinthians x Flamengo
Árbitro: Fabrício Neves Correa
Auxiliar 1: Tatiana Jacques de Freitas
Auxiliar 2: Marcelo Bertanha Barison

Vasco x São Paulo
Árbitro: Elmo Alves Resennde Cunha
Auxiliar 1: Fabrício Vilarinho da Silva
Auxiliar 2: Fábio Pereira

Internacional x Atlético-MG
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Auxiliar 1: Alessandro Álvaro Rocha de Matos
Auxiliar 2: Rodrigo Pereira Jóia

Quinta-feira

21h

Sport x Grêmio
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento
Auxiliar 1: Lilian da Silva Fernandes Bruno
Auxiliar 2: Marrubson Melo Freitas

Palmeiras x Coritiba
Árbitro: Jailson Macedo Freitas
Auxiliar 1: Rodrigo F. Henrique Correa
Auxiliar 2: Fabiano da Silva Ramires





Nenhum comentário:

Postar um comentário