sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Jogo # 272 Boas intenções dominam empate entre Flamengo e Bahia no Engenhão com poucas faltas cometidas e finalizações certas

O Flamengo deu espaço, o Bahia aproveitou como pode, os mais de 30 mil torcedores que foram ao Engenhão viram um bom jogo, mas saíram frustrados, já que ninguém queria ver o 0 a 0 no placar ao final da partida.

Mas foi um bom jogo mais nas intenções do que na prática.

Assim como aconteceu contra o Fluminense, o time do Flamengo apostou na técnica. Fez apenas 5 faltas em toda a partida, contra 24 do Bahia, que ficou ali pela média do que se vê no futebol brasileiro.

Como teve liberdade para armar suas jogadas, o Bahia acabou sendo mais perigoso, ainda que os números de finalizações das equipes possam passar uma falsa impressão de equilíbrio.

Mesmo jogando como visitante, o Bahia conseguiu 13 finalizações, sendo 5 certas. Mas as suas finalizações certas foram bem mais perigosas que as do Flamengo, que conseguiu 18 finalizações e também 5 certas.

Das 5 finalizações que conseguiram mandar realmente no gol, os flamenguistas chutaram 4 em cima do goleiro, com Renato Abreu e Léo Moura finalizando da intermediária no primeiro tempo e Adryan e Nixon, que entraram após o intervalo, chutando da esquerda da grande área, sem grandes dificuldades para o goleiro.

A única finalização que levou real perigo foi conseguida por Ibson, aos 47 minutos do segundo tempo. O volante aproveitou uma rebatida da defesa para completar da direita da grande área, o goleiro quase passou da bola, mas conseguiu esticar o braço e dar um tapa suficiente para que a bola não entrasse no gol. Ótima defesa de Marcelo Lomba.

O Bahia exigiu mais trabalho.

Gabriel conseguiu 4 das 5 finalizações do Bahia. Aos 18 minutos de jogo, recebeu passe de Neto e da direita da grande área acertou um chutão a meia altura, que o goleiro Felipe conseguiu espalmar para escanteio. Ótima defesa.

Aos 20 do segundo tempo, perdeu sua melhor oportunidade: recebeu um excelente passe de Kléberson, teve espaço e tempo para escolher o que fazer, bateu forte, no canto direito, mas em cima do goleiro Felipe, que salvou.

Nas outras 2, não foi perigoso.

Cláudio Pitbull teve a outra chance real de gol, aos 28 minutos do primeiro tempo. Roubou a bola no campo de defesa, disparou pela direita e chutou forte de fora da área, mas o goleiro Felipe espalmou para escanteio.

Na prática, foi isso: 1 chance real do Flamengo contra 3 do Bahia, em um jogo muito movimentado principalmente porque o Flamengo assumiu o risco de renunciar ao antijogo.

Não é pouco. Bom futebol não se pratica apenas buscando o ataque, e o Flamengo mostrou ótimo futebol ao combater o adversário sem recorrer às faltas. Foi louvável e mostra a evolução da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário