sábado, 6 de outubro de 2012

Jogo #273 Bruno Mineiro já é quase tão preciso quanto Fred a quem desbancou da artilharia, após goleada da Portuguesa contra Sport

"Jogou tão bem o Bruno Mineiro, com 3 gols na partida, que o Geninho vai colocar 2 jogadores no lugar dele?", questionou o ótimo narrador Linhares Júnior ao ver que o treinador da Portuguesa preparava 2 substituições após o atacante torcer o tornozelo na goleada por 5 a 1 sobre o Sport.

Acredito que tenha sido o melhor elogio possível para o novo artilheiro isolado do Brasileirão-2012, com 14 gols. Curiosamente, como bem destacou a transmissão, Bruno Mineiro é amigo íntimo de Fred, do Fluminense, por enquanto vice-líder dos artilheiros.

Será que Bruno Mineiro também desbancou Fred como "cirurgião-artilheiro", como o tricolor vem sendo tratado neste espaço?

Bruno Mineiro estreou pela Portuguesa na 14ª rodada e acabou com um mal que tomava conta da Lusa desde o Campeonato Paulista: uma equipe muito boa, que criava muitas jogadas de ataque, mas não tinha um goleador à altura. Para não dizer que Bruno Mineiro entrou e não saiu mais do time, ele foi substituído em 8 dos 15 jogos que disputou, mas nunca antes dos 34 minutos do segundo tempo (na média, aos 41 minutos do segundo tempo).


Fred, do Fluminense, tem 18 jogos, e foi substituído em 5 deles, na média aos 29 minutos do segundo tempo.


Em 15 jogos, Bruno Mineiro fez 49 finalizações, 24 certas, 14 gols.

Ou seja, a cada 2,04 finalizações de Bruno Mineiro, 1 é certa. A cada 3,50 finalizações, 1 é gol.

Em 18 jogos, Fred fez 41 finalizações (3 de pênalti), 24 certas, 13 gols.

Ou seja, de cada 1,71 finalizações de Fred, 1 é certa. De cada 3,15 finalizações, 1 é gol.

Peço desculpas pelas frias vírgulas matemáticas, mas são necessárias para explicar desempenhos tão semelhantes.

Não, Bruno Mineiro ainda não retirou de Fred o título de cirurgião-artilheiro, mesmo tendo sido titular menos vezes. É que Fred, realmente, toca muito pouco na bola. O único pênalti para a Portuguesa foi cobrado por Marcelo Cordeiro, que fez o gol contra o Internacional. Bruno Mineiro estava em campo, mas era apenas seu quinto jogo pela equipe e tinha marcado "apenas" 3 gols.

Evidentemente, nada disso diminui o que Bruno Mineiro fez contra o Sport, no Canindé, como genialmente resumiu o narrador Linhares Júnior. Ao contrário, a comparação com Fred mostra a capacidade do artilheiro, que estava no Atlético-PR. Um achado da Portuguesa, rebaixada no Campeonato Paulista deste ano e que agora tem ótimos motivos para trabalhar para se manter na Série A do Brasileiro.

Antes de Bruno Mineiro conseguir sua primeira finalização contra o Sport, a Portuguesa pressionou, e em 9 minutos de jogo conseguiu 4 finalizações: com Moisés, Rogério (que cabeceou cobrança de escanteio para ótima defesa do goleiro Magrão), Gustavo e Léo Silva (que acertou o travessão).

O técnico Geninho preparou tanto a Lusa para o ataque, como disse antes de o jogo começar, que o time se descuidou demais da defesa, sofreu 3 finalizações de cabeça e 1 gol.

Aos 13 minutos, Hugo cabeceou por cima; aos 15, fez o primeiro gol do jogo, completando cruzamento de Cicinho; e aos 20, Moacir cabeceou em cima do goleiro.

Em desvantagem no placar, a Portuguesa recuou completamente e se fechou, esperando passar a euforia do Sport. Então, passou às jogadas de segurança. Bruno Mineiro só foi conseguir sua primeira finalização aos 22 minutos, cabeceando para fora cruzamento de Luís Ricardo.

Em sua segunda finalização, empatou o jogo. Aos 24 minutos, recebeu passe de Ananias e emendou da direita da grande área.

A partir daí, as equipes pouco fizeram no primeiro tempo.

Bruno Mineiro só voltou a conseguir finalizar em gol aos 2 minutos do segundo tempo. E foi para virar o placar. Cobrança de falta de Moisés, Valdomiro desviou de cabeça, Bruno Mineiro chegou antes do goleiro, chutou na trave, a bola voltou nas mãos do goleiro Magrão, que a esperou, mas Bruno Mineiro se antecipou novamente e tocou para o gol.

O atacante estava atacado.

Ele voltou a ter 1 chance aos 15 minutos, completando para fora cruzamento de Rogério.

Voltou a finalizar aos 21 minutos e fez o terceiro gol: completou assistência de Moisés dominando a bola com o pé direito e chutando com o esquerdo, da esquerda da grande área. Sem chance para o goleiro Magrão.

A partir daí, o show ficou para seus companheiros. Ele não tentou mais nenhuma vez o gol.

Humilde.

E os companheiros fizeram a alegria da torcida. Aos 36 minutos, Moisés fez 1 golaço. Renan estava distraído, não percebeu que a bola havia sido tocada para ele e quando tentou dar um bico para o lado, a bola bateu na cabeça de Bruno Mineiro e sobrou para Moisés chutar no gol, mas o goleiro saiu bem da área, fechando o ângulo, rebateu, mas bola voltou para Moisés, que fintou o goleiro, driblou Renê e chutou para o gol vazio.

Depois da substituição de Bruno Mineiro, aos 43 minutos, ainda houve tempo para Luís Ricardo passar da ponta direita para Rodriguinho, que era 1 dos 2 jogadores que entrariam no lugar de Bruno Mineiro. Rodriguinho bateu de primeira, cruzado, para fazer 5 a 1, aos 44 minutos.

O Sport vai precisar de muita concentração para não ser rebaixado. E é bom a Portuguesa manter os pés no chão. Focada, encontrou seu norte. Ele se chama Bruno Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário