sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jogo #286 Botafogo domina por 32 minutos, mas Muricy coloca Henrique, e Santos vence sofrendo apenas 1 finalização certa

Incrível que uma substituição transforme 1 jogo como aconteceu neste Botafogo 0x2 Santos.

Nos primeiros 32 minutos de jogo, o Botafogo conseguiu nada menos do que 10 finalizações, acertou 2 vezes a trave e exigiu 1 ótima defesa de Rafael, com o pé direito, aos 9 minutos, quando Andrezinho passou a bola para Elkeson finalizar, mas o goleiro saiu bem da pequena área para abafar o chute.

O Santos tinha feito 5 finalizações, 3 certas.

Então, aos 37 minutos, Muricy decidiu tirar Bernardo e colocar Henrique.

É raro acontecer substituição de jogadores no primeiro tempo. Para se ter ideia, de 1.640 já registradas no fSc, 78 ocorreram no primeiro tempo (4,76% do total). A imensa maioria em consequência de lesão. Treinador tem de confiar muito no seu taco para fazer isso. Dizem que queima o jogador que sai. Bernardo saiu tranquilo. Encarou com naturalidade a decisão do treinador.

E o resultado foi impressionante.

A partir daí, o Botafogo conseguiu apenas 4 finalizações, nenhuma certa (zero).

O Santos, por sua vez, fez 8, sendo 7 certas e 2 gols. Isso é que é leitura de jogo. Das bolas que não entraram, 3 exigiram defesas difíceis do goleiro e 1 o goleiro foi encoberto por Miralles, mas Márcio Azevedo conseguiu evitar o gol.

Os gols do Santos foram marcados no segundo tempo, aos 8 minutos do segundo tempo (escanteio cobrado por Felipe Anderson no primeiro pau, Ewerton Páscoa desviou de cabeça e André ficou livre para escorar para o gol, jogada repetida de forma idêntica aos 22 minutos) e aos 11 minutos (excelente passe de Felipe Anderson para Miralles entrar pela direita da grande área em velocidade bater rasteiro).

A partir daí, pareceu que o Botafogo começou a se poupar para o Campeonato Carioca.

Faz sentido. Com 13 pontos de vantagem para o Sport, que encabeça o rebaixamento, o Botafogo já pode pensar em 2013. Talvez volte a contar com Loko Abreu de volta descansado após ficar apenas no banco de reservas do Figueirense, que o liberará se for rebaixado; Renato ficou parado por lesão, o velocista Vitor Júnior está no banco de reservas, sendo preservado...

Com o Fluminense na Libertadores e a possibilidade de o Vasco também se classificar, o Botafogo pode reconquistar em 2013 o Estadual do Rio, que não ganha desde 2010. Como é ano terminado em 13, Zagallo ia comemorar demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário