sexta-feira, 20 de abril de 2012

Guarani: 6 pênaltis ajudaram Fumagalli no pior ataque das finais

Quartas do Paulistão - Guarani - Fumagalli
O Guarani montou uma equipe curiosa. Entre os motivos para se garantir como a quarta melhor equipe da fase de classificação, está possuir a segunda melhor defesa da competição, com 18 gols sofridos em 19 jogos.

Mas quando a defesa falhou, foi trágico. Primeiro porque a equipe demonstrou um poder de reação quase nulo. Apenas na primeira rodada, contra o O
este, em casa, o Guarani conseguiu virar um jogo que começou perdendo.

O resultado foi que dos classificados, apenas Bragantino e Ponte Preta perderam mais vezes. O Guarani caiu contra Mogi Mirim (0 a 3), Guaratinguetá (1 x 2), Santos (0 a 2), Bragantino (0 a 1) e Botafogo (1 a 2).

Seu ataque marcou apenas 26 gols, o menos eficaz entre os classificados e que marcou apenas 2 gols a mais do que o Botafogo, que lutou até o último minuto do último jogo para não ser rebaixado.

E se chegou a 26 gols foi graças, também, a 6 marcados em cobranças de pênalti, sendo 3 quando a equipe perdia por 1 a 0 (2 a 1 no Oeste, 1 a 1 com o Corinthians e 1 a 1 com a Ponte Preta, sendo esses 2 últimos depois dos 40 minutos do segundo tempo), 2 quando empatava em 1 a 1 (2 a 1 no Paulista e 3 a 1 no Palmeiras) e 1 quando perdia o Botafogo por 1 a 0.

Assim, Fumagalli se tornou o jogador mais decisivo da equipe. Fez os 6 gols de pênalti, mais 1 de falta e 1 em finalização da direita da grande área. Desses 8 gols, 7 foram marcados quando a equipe perdia ou empatava. Aos 34 anos, está mais do que talhado para liderar o Guarani.

A quem pense em contestar sua categoria devido aos 6 gols feitos de pênalti do total de 8, valem 2 considerações:

a Ponte Preta também teve 6 pênaltis, mas perdeu 4; ele não errou nenhum.

ele ainda colocou 6 bolas para companheiros fazerem gols (2 escanteios, 2 assistências, 1 cruzamento e 1 falta levantada) e 5 delas quando a equipe ainda empatava os jogos em 0 a 0 (2 a 0 no Ituano, 2 a 1 no Paulista, 2 a 0 no Comercial, 2 a 0 no XV de Piracicaba e 2 a 1 no Linense), além do segundo gol na vitória por 2 a 0 no Mirassol.

É um jogador fundamental e que se entende com titulares e com reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário