quinta-feira, 28 de junho de 2012

Você sabe quais são as equipes mais presentes no ataque?



Basta olhar a tabela de classificação para saber que o Botafogo tem o melhor ataque da competição, com 14 gols, seguido de Fluminense, Vasco e Flamengo, com 12, 11 e 10 gols marcados.

Sim, os ataques dos times do Rio são no momento os mais eficazes.

Mas cada equipe precisa de um esfoço diferente para conseguir seus gols.

Este gráfico mostra quantas vezes cada equipe chega ao ataque e de que forma. Quanto maior a barra, maior a ameaça que impõe aos adversários. Para saber quanto disso vira gol, segure a tecla "Ctrl" do teclado do seu computador e com o mouse clique nas legendas correspondentes aos gols. São bem poucos, mesmo. Conseguir um gol é uma arte.

Está organizado em ordem alfabética pelo nome dos clubes. Se quiser organizar pela presença ofensiva para ficar mais claro quem consegue chegar mais e menos no ataque, use o mouse, coloque a setinha na esquerda sobre "Total de jogadas de ataque". Vai aparecer um minigráfico. Clique nele que vai ficar como você desejar.

As maiores barras mostram as equipes que vão mais ao ataque e ao menos teoricamente também se desgastam mais por isso. O melhor desempenho é conseguido pelas que vão menos e marcam mais gols.

Cada bola levantada, cada cruzamento, escanteios, cada falta cobrada em busca do gol, pênaltis, assistências... Considerei também os impedimentos mal marcados por bandeirinhas, acreditando que essas informações resumem as ações ofensivas de cada equipe.

Não fazia sentido considerar os impedimentos corretos, pois criaria uma distorção, afinal, em quantos mais impedimentos uma equipe for pega, menor sua eficiência ofensiva. Se os considerasse, aumentaria a presença ofensiva em um lance que deixou de ser ofensivo por um erro. Mas se o erro foi de quem anulou a jogada, ela passa a ser significativa.

Note que no pé de cada barra aparecem como "(outras)" as finalizações que nasceram em jogadas que não essas citadas aqui. São jogadas individuais, rebatidas e toda a variedade possível em um jogo de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário