sábado, 2 de junho de 2012

Em que o pior e o melhor ataques do Brasileirão se parecem com o seu time?

Dois jogos, um adversário em comum, o São Paulo, e uma abissal diferença no desempenho ofensivo foram o resumo do desempenho de Botafogo e Bahia nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

Com 7 gols marcados em 31 finalizações, o Botafogo tem o ataque mais eficaz da competição. Já o Bahia tem o pior: não fez gol algum apesar de nenhuma outra equipe ter finalizado tanto quanto o Bahia: 38 vezes.


Mas o que eles tanto têm de diferente? Com atacantes menos decisivos à disposição, a orientação do técnico Falcão parece clara: "abriu, chuta". De cada 10 conclusões do Bahia, 6 foram feitas de longe, de antes da meia-lua da grande área, 3 aconteceram das áreas e 1, da meia-lua.

Os botafoguenses conseguiram inverter esse desempenho. De cada 10 finalizações do Botafogo, 3 foram feitas de longe6 aconteceram nas áreas, contando aí um pênalti convertido pelo artilheiro Herrera. 1 saiu da meia-lua.

Não é por acaso que dos 7 gols do Botafogo, 6 foram marcados das áreas, 1 deles da pequena área. E é isso que o Bahia praticamente não consegue fazer neste início de Brasileirão.


O resultado foi que das 38 tentativas do Bahia, apenas 9 foram no gol contra Santos e São Paulo.

E da 31 tentativas do Botafogo, 18 foram no gol e 7 entraram contra São Paulo e Coritiba. 

Com a ajuda de todos os santos, o Bahia precisa tentar 8 vezes para acertar 2 no gol. Já o Botaofogo, com 3 tentativas acerta duas no gol.

A maior diferença entre o melhor e o pior desempenho ofensivo deste início de competição tem lugar marcado: a direita da grande área, de onde o Botafogo finalizou 10 vezes e fez 3 gols. É por onde os botafoguenses mais insistiram e de onde já finalizaram Lucas (3 vezes e 2 gols), Herrera (3 vezes e 1 gol), Elkeson (1 vez), Loco Abreu (1) e Vitor Júnior (1). Teve outra finalização dali, mas não consegui identificar de quem foi.

Desse ponto, o Bahia finalizou apenas 2 vezes. 

Já pela esquerda da grande área os números são próximos, o Bahia finalizou 8 vezes, e o Botafogo, 7 e fez 1 gol, com Herrera.

O botafoguense Herrera é o artilheiro da competição, com 3 gols, e Lucas e Vitor Júnior já fizeram 2 cada.

Evidentemente, cada equipe busca o gol de uma forma diferente, e como fazem isso mostra as características de seus jogadores.

No quadro abaixo é possível comparar o que cada time faz para conseguir finalizar, qual a origem das finalizações.

O tamanho de cada barra representa o total de vezes que cada time concluiu uma jogada tentando o gol, independentemente se conseguiu ou não acertar a bola no gol.

Se quiser destacar um time, clique no nome dele. Se quiser compará-lo com outro, clique em um deles, segure a tecla "Ctrl" e clique no outro.

Se clicar na legenda, verá em destaque o que desejar. Pode comparar quanto cada clube recorreu às jogadas aéreas clicando em "bola levantada", apertando e segurando a tecla "Ctrl" e clicando em seguida em "cruzamentos", "escanteios" e "falta levantadas". Quanto mais o verde aparecer, mais o time recorre às jogadas aéreas.

Se ao invés de clicar só deixar a "setinha" em cima da barra, vão aparecer os dados referentes a ela. Divirta-se!

Se tiver dificuldade, deixe um comentário. Se gostou, também. Espero que goste da visualização de dados. E que seja útil.


2 comentários:

  1. O Flamengo é o segundo em bola levantadas. Também com 4 cabeças de áreas, o caminho mais curto para finalizar é usar os laterais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, o Flamengo é o quarto time que menos levantou bola no Brasileirão. Só Fluminense, Sport e Palmeiras levantaram menos a bola sobre a área adversária.

      Excluir