domingo, 5 de agosto de 2012

Jogo #132 Há 584 minutos sem levar gol, Vasco empata em casa com Corinthians e deixa escapar chance de alcançar a liderança

584 minutos e 48 segundos sem sofrer um único gol no Brasileirão, o Vasco não conseguiu superar o Corinthians mesmo jogando em casa e desperdiçou a oportunidade de tirar a liderança do Atlético-MG e colocar pressão sobre o adversário, que folgou nesta rodada devido ao adiamento de sua partida contra o Flamengo por falta de estádio em condições de uso no Rio. O gramado do Engenhão está prejudicado e a CBF preferiu adiar a partida.

O Vasco não leva gol desde a 8ª rodada, quando Roni, do Figueirense, marcou aos 28 minutos do segundo tempo no empate em 1 a 1 entre as equipes, em Florianópolis.

Mas a marca vascaína esteve ameaçada. O Corinthians conseguiu 10 finalizações em São Januário, 4 certas. Aos 44 minutos do primeiro tempo, Jorge Henrique cruzou da direita para Douglas, completamente livre na esquerda da grande área. Ele cabeceou para o chão, e a bola subiu demais e passou sobre o travessão.

Mas a prova de que o gol vascaíno está fechado aconteceu aos 9 minutos do segundo tempo. Ralf chutou da intermediária, o goleiro Fernando Prass rebateu, e Jorge Henrique acertou um chutaço da grande área, mas Fernando Prass conseguiu se levantar e evitar o gol com a mão direita. Defesaça, ainda que o auxiliar Roberto Braatz tenha errado ao marcar impedimento do corintiano e anulado o lance.

Apesar disso, a defesa de Fernando Prass é ótimo exemplo da fase que vive o goleiro, apesar de ter rebatido perigosamente 3 das 4 finalizações certas do Corinthians, que esteve mais agressivo em campo.

Atualmente, enfrentar o Corinthians é uma parada duríssima, independentemente de onde o jogo aconteça. Uma mostra disso foi vista logo aos 4 minutos de jogo, quando a defesa corintiana deixou pela primeira vez o ataque vascaíno em impedimento.

Era a 58ª vez que isso acontecia no Brasileirão. Voltou a acontecer mais 1 vez, aos 25 minutos do segundo tempo, quando Tenório, que tinha acabado de entrar após 5 meses afastado, foi presa fácil para a arapuca corintiana.

Do ataque corintiano foram marcados 3 impedimentos, 2 deles errados. Todos apontados por Roberto Braatz, que confirmou mais uma vez viver um mal momento como auxiliar. Agora, sem contar os lances duvidosos, Roberto Braatz tem 10 impedimentos certos e 7 impedimentos errados, aproveitamento de 58%, uma média muito ruim para um auxiliar tão prestigiado.

Para comparação, com esses 3 impedimentos contra o Corinthians, agora são 49 impedimentos marcados contra ataques adversários do Vasco. O Corinthians conseguiu até agora 59.

Sendo obrigado a ter tanta atenção com a linha de impedimento e muito bem marcado, o ataque vascaíno praticamente parou. Ficou erguendo bola na área adversária, mas só conseguiu 4 finalizações, sendo 2 certas, fracas e em cima do goleiro.

Com 2 defesas tão eficientes em campo, o 0 a 0 foi inevitável em uma partida que, ainda assim, manteve a atmosfera de imprevisibilidade até o último instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário