quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jogo #192 Bahia adota tática do caranguejo para se livrar da linha de impedimento do Santos e vencer na Vila em estreia de Jorginho

Como disse a então candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, "o Brasil não é caranguejo, que anda para trás", ainda que o bicho ande de lado. Mas para vencer o Santos, na Vila Belmiro, de virada por 3 a 1, o Bahia teve de adotar a tática do caranguejo: andar para trás para vencer a linha de impedimento do Santos, a segunda mais eficaz do país (agora com 90 impedimentos de adversários em 20 jogos). A melhor é a do Corinthians (95 impedimentos conquistados em 20 jogos).

Foram 12! impedimentos do Bahia na partida.

Como se podia imaginar antes do jogo, o Bahia teria um desafio imenso para vencer o Santos, pois seria o encontro do segundo time que mais deixa adversários em impedimento com o time que mais é flagrado em impedimentos. Agora, o Bahia acumula 75 impedimentos marcados contra o seu ataque (7 errados), além de pelo menos outros 2 que não foram marcados por erro de auxiliares.

Para deixar o desafio ainda mais interessante, o Santos fez seu gol aos 14 minutos de jogo, em sua terceira finalização. Neymar cruzou da direita, e André completou para o gol de cabeça. Fácil. Como se esperava. No total, o Santos finalizou 14 vezes, 6 certas. Mas gol mesmo, só esse aí. O 1 a 0 permaneceu no placar até os 14 minutos do segundo tempo.


O estreante técnico Jorginho disse após o intervalo que o Bahia tinha de ir mais à frente para pressionar o Santos. Apresentado ao time no hotel, já foi responsável pelo menos pela mudança de atitude.


O Bahia foi mais à frente do que se podia imaginar. Logo a 2 minutos do segundo tempo, entrou em cena a "tática do caranguejo". O melhor jeito de escapar do impedimento seria levar a bola até a linha de fundo e cruzá-la para trás. E Gabriel fez isso. Entrou pela direita da grande área, cruzou para trás, e Souza chegou na corrida para finalizar de primeira. Para fora, mas o lance não tinha sido anulado, o que já era alguma evolução.

Mas pareceu ser um lance casual. Em 4 ataques seguintes, mais 4 impedimentos.

Então, aos 14 minutos, Neto cruzou da direita, Zé Roberto chegou de trás e surpreendeu Bruno Rodrigo, que se atrapalhou ao cabecear, a bola ficou um pouco mais atrás, no pé de Souza, que recuou um pouco mais e bateu no canto.

Aos 17 minutos, o gol da virada. Neto bateu falta da direita com muita categoria, encobrindo a barreira. O goleiro Rafael aceitou.

O Santos cruzou, bateu escanteio, finalizou uma vez para fora, com André, mas foi o Bahia quem marcou novamente. Mancini avançou em velocidade pela direita, entrou na grande área e tocou para trás para Zé Roberto, que novamente chegava em velocidade. Só que a bola foi muito para trás, Zé Roberto não conseguiu dominar, e ficou para Souza tocar ainda mais para trás para Gabriel chegar na corrida e bater colocada no gol.

Sem risco de ser pego em impedimento e sem dar chance para o Santos, que perdeu a primeira em casa.

Ao final da partida, Ganso foi chamado de "mercenário", torcedores cantaram que o "Santos não precisa de você" e moedas foram vistas na entrada do vestiário. Não acredito que ele vá sair do Santos, e essa pressão vai ser ótima para quando chegar a Copa do Mundo de 2014 (se ele estiver na seleção, claro, o que acredito).

É bom que estejam preparados para todos os cenários possíveis. É melhor sofrer agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário