quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Apesar do Custo Libertadores, Corinthians avança como equipe que mais finaliza no Brasileirão, mas Atlético-MG acompanha crescimento

Foram 30 conclusões a gol nas últimas 2 rodadas, contra Cruzeiro (16) e Bahia (14), e o Corinthians já tem o quarto time que mais vezes tentou chegar ao gol, ainda que seja apenas o 13º melhor ataque, com 13 gols marcados. As 14 finalizações e o 0 a 0 no placar contra o Bahia são um bom exemplo do desempenho do Timão pós-Libertadores. Mas é preciso levar em consideração que assim como Santos e Palmeiras, o Corinthians levou cada atleta ao auge físico para a campanha na Libertadores e, agora, é preciso reduzir a carga para não estourar todo mundo. Ninguém aguenta chegar ao limite físico e ficar por lá por muito tempo. Agora, será necessário administrar.

O Atlético-MG fez 29 finalizações  contra Santos (17) e Fluminense (12) nas últimas 2 rodadas e não tem esse problema. Também ficou no 0 a 0 contra o Tricolor carioca, mas por mérito da defesa do Fluminense, a melhor do campeonato ao lado exatamente do Atlético-MG, com 8 gols sofridos em 13 jogos.

Além de ter a melhor defesa, o Atlético-MG chega à 14ª rodada também com o melhor ataque da competição. Fez 25 gols em 182 tentativas, uma média de 1 gol a cada 7 tentativas.

Só para comparação, o Corinthians fez 13 gols em 181 finalizações, em média 1 gol a cada 14 finalizações, o dobro em relação ao Galo. É o "Custo Libertadores". Para o Corinthians valeu muito a pena pagar, basta sua torcida compreender o que está acontecendo.

O Atlético-MG faz sua parte (1 gol a cada 7 tentativas) e observa os rivais mais próximos. O mais perigoso é exatamente o Fluminense, com 1 gol a cada 6 tentativas. Contrariando as estatísticas, o Atlético-MG conseguiu segurar esse ataque no Engenhão. Foram 12 finalizações do Fluminense. Friamente, o Galo evitou 2 gols. Coincidentemente (ou não), Victor fez 2 ótimas defesas no Rio: aos 44 minutos do segundo tempo, espalmou no reflexo uma forte cabeçada de Wellington Nem e aos 12 minutos do segundo tempo, defendeu um chute de Fred da meia-lua.

O vice-líder Vasco tem um desempenho semelhante ao do Galo, 1 gol a cada 7 finalizações.

O Grêmio, 1 gol a cada 9 chances.

O Cruzeiro, 1 gol a cada 10 chances.

O Internacional, 1 gol a cada 9 chances.

E o São Paulo, 1 gol a cada 8 chances. Vem de trás. Não chegou no Paulista nem na Copa do Brasil.

Vamos ver quem fez a melhor programação física para a reta final do Brasileirão. Rogério Ceni voltou.

Veja no gráfico como cada equipe consegue suas conclusões em gol. Use o mouse. Clique no nome do clube e veja quantas finalizações cada um fez no total. O tamanho de cada barra representa esse total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário