sábado, 7 de julho de 2012

Ataque do Internacional deve ter dificuldade pela esquerda, lado por onde o Cruzeiro poderá surpreender

Um jogaço, imprevisível como somente os grandes jogos podem ser, mas com uma possibilidade de surpresa do Cruzeiro.

Analisando a nossa "Tela de Cristal" sobre o jogaço de hoje à noite entre Internacional e Cruzeiro, às 18h30, em Porto Alegre, a primeira coisa que chamou atenção foi "como o desempenho de cada ataque é tão semelhante ao que a defesa adversária enfrentou até a rodada passada deste Brasileirão.

Não fosse eu mesmo quem tivesse levantados os dados, checado, rechecado, desacreditado e finalmente sido convencido pelos fatos, eu não iria acreditar que estavam certos.

O ataque do Internacional concluiu 95 vezes nas primeiras 7 rodadas. A defesa do Cruzeiro sofreu 97 conclusões a seu gol, somando finalizações, faltas diretas e pênaltis. São números muito próximos.

A coincidência é ainda maior se levado em consideração que o Internacional fez 28 finalizações certas e 67 erradas. E o Cruzeiro sofreu 32 finalizações certas e 65 erradas. Muito próximos levando em conta que enfrentaram adversários diferentes etc.

Mas a coincidência fica mais curisa quando se junta a isso os dados opostos: o ataque do Cruzeiro finalizou 87 vezes e a defesa do Internacional sofreu 87 finalizações. O Cruzeiro concluiu 36 jogadas certas e 51 erradas. E o Internacional sofreu 35 finalizações certas e 52 erradas.

Até aqui, coincidentemente, as 2 equipes fizeram 10 gols e sofreram 6, mas o Cruzeiro tem uma vitória a mais, como visitante. Mesmo caso de hoje.

Começando pelo mandante:

Como se vê no desenho abaixo, o Internacional é muito mais eficiente quando finaliza do lado esquerdo da grande área: conseguiu 9 finalizações certas e 3 gols pela esquerda; e 4 finalizações certas e 2 gols pela direita. Não é por acaso. O lado esquerdo do ataque do Internacional é mais forte.

E vai ser curioso, porque o ponto fraco da defesa do Cruzeiro é o outro lado. Adversários do Cruzeiro se deram muito melhor quando finalizaram da direita da grande área: foram 25 finalizações pela direita, 11 certas e 4 gols atacando pela direita e 18 finalizações pela esquerda, 7 certas e apenas um gol quando atacaram pela esquerda. Até mesmo as finalizações no gol do Cruzeiro feitas de fora da área são mais perigosas quando acontecem da direita do ataque. Ainda que o time do Internacional seja muito criativo e jogue em casa, aparentemente vai ter de sair de sua zona de conforto.



Quando a análise passa para o ataque do Cruzeiro, surge outra grande semelhança: os mineiros finalizam muito mais da esquerda da grande área. Foram 29 finalizações da esquerda, 13 certas e 4 gols. E aconteceram 13 finalizações da direita, apenas 2 certas e nenhum gol. Praticamente uma dependência das finalizações da esquerda. E como mostra o desenho, é exatamente por aí que os adversários mais conseguiram furar a defesa do Internacional.


Ou seja: com um retrospecto melhor do que o do Internacional como visitante e enfrentando um adversário que tem uma certa vulnerabilidade exatamente onde o ataque do Cruzeiro é mais poderoso, não será surpresa se os mineiros conseguirem uma vitória em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário