domingo, 1 de julho de 2012

Grêmio e Atlético-MG têm as melhores defesas do Brasileiro e devem arriscar de longe para vencer

As duas defesas mais eficientes do Brasileirão se encontram hoje no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Em 6 jogos, cada equipe levou apenas 3 gols.

E se o Atlético-MG vencer hoje o Grêmio, na casa do adversário, não será uma surpresa, nada parecido com a transferência do goleiro Victor do Grêmio para o Atlético-MG, essa sim uma surpresa que se não estivesse sacramentada, seria daquelas que diríamos "ah, isso só acontece em filme".

A estratégia foi excelente: contratou primeiro o preparador de goleiros do Grêmio e depois levou o goleiraço, um desfalque e tanto para a equipe gaúcha, que poderá sentir.

Veja abaixo como a defesa do Grêmio vem sendo ameaçada. Em azul está a soma de finalizações, faltas diretas e pênaltis. Nas outras cores, a eficiência em cada fundamento. Use o mouse: coloque a setinha sobre as figuras e veja quantas conclusões em gol ocorreram de cada setor.

Entre os maiores riscos para o Grêmio, hoje, estão as finalizações frontais (à frente da meia-lua) do gol que hoje deverá ser defendido por Marcelo Grohe.

Os adversários do Grêmio nas primeiras 6 rodadas tentaram 10 finalizações e bateram 4 faltas no gol do Grêmio dali. Fellipe Bastos, do Vasco, conseguiu 1 gol.

O Atlético-MG finalizou 10 vezes desse setor, 1 delas de falta. Ronaldinho Gaúcho pode se dar bem numa dessas, mas é Bernard quem mais tenta dali, ora recebendo dos atacantes, ora de Marcos Rocha e aguardando pacientemente rebatidas da defesa.




Só que pau que dá em Chico dá em Francisco, também... A frente da meia-lua é um ponto crítico para a defesa do Atlético-MG, que já sofreu 10 finalizações dali, sendo que 1 virou gol, de Fahel, no empate em  1 a 1 com o Bahia, em Belo Horizonte.

E o Grêmio vinha arriscando bastante da frente da meia-lua, principalmente com assistências de Miralles para finalizações de quem chega de trás desmarcados, Léo Gago e Fernando, que já conseguiu fazer 1 desse setor, na derrota por 1 a 2 para Vasco. Mas Miralles não deve começar jogando.

Veja a comparação de onde o Grêmio vem concluindo suas jogadas de ataque e de onde os adversários do Atlético-MG o atacaram nas 6 primeiras rodadas.






Uma coincidência entre as equipes é que os jogadores rodam muito no ataque, o que será um desafio para as duas melhores defesas.

No Grêmio, 16 jogadores diferentes já concluíram jogadas de ataque. No Atlético-MG, 19.

O atacante gremista Marcelo Moreno é a referência e com ótimo aproveitamento: já tentou 15 vezes, 10 foram certos, fez 1 gol e acertou 2 vezes as traves. É o maior responsável pelas finalizações da grande área: 6 da direita, 5 da esquerda.

A dinâmica do Grêmio é tão interessante que o segundo jogador que mais tentou o gol foi o volante Léo Gago.

No Atlético-MG, Jô (15) e Bernard (14) são os que mais tentam o gol, mas o zagueiro Réver (tanto da intermediária quanto da pequene área) e o volante Richarlyson (que fica atento às rebatidas e às jogadas de bola levantada) também ameaçam seguidamente o gol adversário.

Deve ser mais um jogaço nesta emocionante rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário